A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral -SADC- tem um orçamento de 12 milhões de dólares para o destacamento de uma força que vai apoiar Moçambique contra os terroristas em Cabo Delgado. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, que lembrou que a esta missão "é uma questão de sobrevivência da região".
O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, anunciou esta segunda-feira que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral-SADC- tem um orçamento de 12 milhões de dólares para o destacamento de uma força que vai apoiar Moçambique contra os terroristas em Cabo Delgado.
"O orçamento eleva-se a 12 milhões de dólares, no seu total, que será dividido em fontes de financiamento. Tem uma contribuição que é de 7 milhões de dólares que vai ser dividida entre os Estados membros no cumprimento desta missão", explicou o chefe da diplomacia angolano.
Téte António lembrou que esta missão "é uma questão de sobrevivência da região", salientando que Moçambique vive uma "situação grave" à qual a "organização tem de fazer face".
A província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, é desde 2017, palco de atentados alguns deles reclamados pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico. De acordo com a Organização das Nações Unidas, a onda de violência já provocou mais de 2.800 mortes e cerca de 732.000 deslocados.
0 Comentários